top of page
Expande Comunicação

5 Dicas de produção de vídeo para as redes sociais

De uns tempos pra cá podemos afirmar que o modelo de conteúdo multimídia, como vídeos e podcasts, estão em crescimento constante e dominando a preferência do público quando o assunto é consumir informação e entretenimento.


Não há dúvidas de que o vídeo já é o conteúdo mais popular e mais acessado nas redes sociais, utilizados pelos mais diferentes nichos e segmentos de atuação. Por isso, é mais do que válido afirmar: o seu negócio precisa trazer vídeos para as redes sociais.


Separamos dicas fundamentais para implementar a produção deste formato de conteúdo nos seus canais das redes sociais. Confira:


01 - Tenha um planejamento de comunicação

O primeiro passo, definitivamente, inclui atrelar o seu planejamento de produção de vídeos à estratégia de comunicação do seu negócio. Aposte em narrativas que tenham continuidade e estimulem o seu público a acompanhar periodicamente, como webséries e tutoriais.


A partir de um calendário de conteúdo inicial, monitore e avalie as estatísticas para determinar os temas e formatos que possuem o maior nível de interesse junto ao seu público.


02 - Adote formatos adequados para cada rede social

Cada rede social pede formatos diferentes, de acordo com o tipo de conteúdo que costuma ser consumido pelo público deste canal.

  • O Instagram costuma reproduzir vídeos de até 1 minuto no feed, que podem ser do tipo entrevista e depoimentos, assim como conteúdos mais didáticos via Reels. Já os stories, também de até 1 minuto, podem ser explorados para aumentar a interação com o público e incentivar o acesso a conteúdos de maior duração.

  • O TikTok abre espaço para conteúdos dinâmicos, de curta a média duração, produzidos com o objetivo de passar uma ideia central. Responda perguntas sobre o segmento do negócio e dúvidas sobre o produto/serviço, faça introdução e fechamentos rápidos e desperte a curiosidade do público sobre o negócio.

  • O Facebook e o Twitter abrangem vídeos de maior duração, que podem trazer histórias, dicas e tutoriais, configurando um conteúdo mais profundo e educativo.. A duração deve ser determinada de acordo com o tempo de consumo dos usuários, além do segmento de atuação.

  • O Youtube apresenta um conteúdo muito mais denso e integral sobre o tema abordado, que gera valor agregado e ajuda na percepção de autoridade do negócio. Além disso, a plataforma também apresenta o modelo de vídeos Shorts, que podem ser uma boa alternativa para atrair novos inscritos ativos para a sua base.

03 - Busque bons cenários para gravação

Apresentar uma identidade visual organizada e alinhada à marca agrega de forma positiva nos números de visualizações e conversões do seu vídeo. Coisas simples como buscar por uma boa iluminação, evitar sombras e atenção aos excessos de luz impactam consideravelmente no resultado final do material, além de facilitar e tornar mais ágil o processo de edição.


04 - Aposte em uma boa edição

Um vídeo bem editado influencia positivamente na forma que o telespectador interage com o conteúdo. Isso porque além de prender a atenção, uma boa edição é capaz de reforçar as informações compartilhadas em áudio e tornar o conteúdo mais interessante.


Invista na inclusão de letterings para destacar as informações mais importantes, como tópicos e principais conceitos apresentados, inclua uma trilha de fundo, elimine pausas entre as falas do interlocutor e busque retirar os cortes secos e trechos repetidos do conteúdo.


05 - Use e abuse de hacks para aumentar as visualizações

De maneira geral, os primeiros segundos determinam se o público continuará vendo ou não, assim, é imprescindível apresentar muito bem o conteúdo que será abordado, bem como iniciar o vídeo com informações relevantes e que despertem a curiosidade do usuário.


Além disso, algumas boas práticas são fundamentais, como incluir uma legenda atrativa, otimizar os vídeos para os mecanismos de busca, estimular o usuário a buscar e comentar o seu vídeo. Outra estratégia que deve ser explorada é gravar vídeos ou escolher trechos específicos para patrocinar buscando novas visualizações e seguidores.


Por onde começar?

Ter um planejamento que ajuda a direcionar suas ações é fundamental na construção do cronograma de vídeos e das suas redes sociais. Nesse cenário, entender o seu público é a chave para construir uma base forte de seguidores. Observe assuntos relevantes para o segmento e contextualize-os sob o ponto de vista da sua marca, assim, é possível inserir o seu negócio em discussões relevantes e gerar valor para quem segue o seu perfil.


Por último e, para o seu negócio, definitivamente o mais importante: é fundamental analisar métricas e entender como está o engajamento nas suas redes sociais. Avaliar as tendências de crescimento está diretamente ligado aos resultados que você poderá obter com os canais, que refletem diretamente no potencial de vendas.


Quer transformar Likes em vendas? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page