Não dá pra negar: a cada dia que passa os podcasts conquistam mais ouvintes e seguidores fiéis. Assim, a crescente popularidade deste formato de conteúdo estimula o consumo de informações entre os mais variados públicos e segmentos.
Seu grande diferencial é o modelo de desenvolvimento: por ser baseado em áudio possibilita certo grau de proximidade, fator que potencializa as ações de comunicação e atinge o público de forma mais direta e assertiva.
Como estratégia de marketing, o podcast se apresenta como uma alternativa interessante para a disseminação de informações e construção de relacionamento com leads e clientes, ação que também contribui para atingir potenciais consumidores interessados no tema abordado.
Está pensando em montar um podcast para o seu negócio, mas não sabe por onde começar? Confira as principais dicas para criar o seu conteúdo e lançar na podosfera um produto de qualidade.
01 - Tudo começa com a pauta
Antes de começar, vale contextualizar que o podcast pode ser resumido como um tipo de rádio “On Demand”, de forma que programas de áudio sobre temas específicos são gravados e editados para então serem publicados em sites e plataformas de streaming.
Ignorada por uns, exaltada por outros, a estruturação da pauta em um roteiro é um excelente instrumento para organizar a base dos episódios e assegurar a qualidade e ordem cronológica do conteúdo que será abordado. Desta forma, o documento pode reunir desde alguns tópicos até muitas páginas sobre o tema em questão.
02 - Equipamentos
O uso de aparelhos acessíveis é um dos fatores que torna o podcast um formato tão democrático: basta ter acesso a um notebook ou smartphone, fones de ouvido, microfone, acesso à internet e uma grade de conteúdo relevante para ser abordada, que deve ser condizente com o seu público.
De maneira geral, os equipamentos necessários para gravação estão nas mãos de quase todo brasileiro - alô, smartphones. Seja uma conversa descontraída entre amigos ou uma grande reportagem dividida em vários capítulos, ainda assim a produção de podcasts segue alguns padrões técnicos.
03 - Luz, câmera, ação: Gravando!
Com as etapas iniciais prontas, é hora de gravar! Prepare o apresentador sobre o tema que será abordado, reúna dados e informações exclusivas, junte os participantes presencialmente ou numa sala online (Teams ou Google Meet, por exemplo) e comece a captação de áudio.
Neste processo recomenda-se que a gravação seja feita a partir de softwares desenvolvidos para esta função, como o Audacity (gratuito) ou o Adobe Audition. Assim, garante-se a qualidade do material captado, facilitando o processo de edição.
04 - É hora de editar!
De fato, essa é a hora que a mágica acontece. A edição se define pelos cortes necessários para retirar trechos e diminuir ruídos da gravação, além da inserção de trilha sonora previamente autorizada, vinhetas e vírgulas sonoras (efeito que separa um bloco do outro).
Nesta etapa não há fórmula de sucesso, mas o principal objetivo é garantir que o público tenha uma boa experiência auditiva. A recomendação é de que os programas utilizados sejam desenvolvidos da mesma forma que o software em que o áudio foi captado.
05 - Publicação do episódio
Para subir um episódio e deixá-lo disponível para os ouvintes, é necessário um domínio de internet cadastrado para hospedar o conteúdo, assim como estar integrado a um Feed RSS que será lido pelos principais aplicativos agregadores de podcasts.
Ferramentas como a Anchor e Soundcloud possibilitam que o episódio seja gravado, editado e hospedado, além de já distribuir entre as principais plataformas de áudio e streaming vinculadas à sua conta. Outro processo importante é a análise do perfil da sua audiência de forma geral e por episódio também disponível nestas ferramentas gratuitas.
Dicas bônus
Como grande parte dos conteúdos digitais, não há limites para a construção de um podcast. O formato permite um grande pool de temas a serem abordados, considerando apenas qualquer assunto que desperte interesse no seu público-alvo.
Assim como qualquer outra produção de inbound marketing, é fundamental usar o podcast estrategicamente para ter um bom resultado. A parte boa é que, se bem executado, este novo meio de comunicação se torna uma ótima alternativa de branding e awareness para o seu negócio.
Quer ter um podcast de sucesso? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Comments