top of page
Fernanda Cocelli

8 Tipos de vídeo para produzir para seu negócio

Em uma sociedade onde 91% das empresas usam vídeo como ferramenta de marketing é imperativo que seu negócio faça parte deste mundo para obter mais sucesso, não é mesmo?

Então como embarcar nessa, por onde começar ou o que fazer?

Não precisa se desesperar, nós temos aqui uma listinha de ideias para você se inspirar e tirar do papel a estratégia audiovisual da sua empresa.


1.Institucional

Quando você conhece alguém ou está numa entrevista de trabalho, você se apresenta e começa a contar um pouco sobre você, certo? Bom, com a sua empresa não poderia ser diferente e produzir um vídeo com este propósito é sempre uma ótima ideia. Assim é possível transmitir os valores da sua marca para o público e mostrar quem é e o que faz.

Dica: consumidores gostam de saber e ver as pessoas que estão por trás das marcas, então é uma boa pedida colocar o CEO ou os líderes da marca na tela para criarem esta conexão com o público, como o Renato Ojima da Open Academy.

2.Apresentação

Apresentações de vendas, de projetos, de portfólio… todo o seu esforço fica mais valorizado com vídeo. Explicar seu negócio, mostrar a sua equipe, o conceito da marca para futuros parceiros ou apresentar resultados do semestre para o conselho administrativo pode adquirir um aspecto muito mais profissional se você colocar seus números e impressões em uma plataforma audiovisual.

3. Lançamento de produtos

Sua marca está lançando um novo produto? Divulgue com vídeo!

Você pode ressaltar todas as virtudes, modelos, funcionalidades e direcionar o público para onde pode encontrar essa sua nova maravilha. Consumidores adoram descobrir as novidades e os diferenciais que seu produto está trazendo para a mesa, então é importante destacar todos os pontos e ressaltá-los como uma boa direção de arte. Lembre-se, você está vendendo uma promessa, uma experiência nova para seu cliente. Você pode conferir e se deleitar com este exemplo bem detalhado do curso Gestação Plena, da Doutora Denise Gomes.

4. Explicação de produto

Diferente do lançamento, este tipo de vídeo é bem explicativo e serve basicamente para demonstrar funcionalidade, simplificar e fazer parecer fácil a usabilidade e mostrar qual problema seu produto soluciona. Este mesmo vídeo pode ser divulgado tanto em mídias sociais como nas áreas de tomada de decisão como em uma página de produto de um e-commerce, por exemplo. Desta maneira suas chances de conversão se tornam muito mais altas! Os vídeos Lu Explica da Magalu são ótimos exemplos de como demonstrar um produto.

5. Branding

Esta estratégia cria uma conexão emocional com o público e também, de acordo com diversas pesquisas, consumidores compram mais de marcas com as quais se sentem conectados. Um branding bem feito retém e cativa clientes, humaniza e dissemina a marca.

Dica: lembre-se de sempre colocar o logo da empresa e trabalhar a direção de arte com a paleta de cores e tom de voz para manter a identidade da sua marca em qualquer plataforma em que for divulgado.


6. Depoimentos

Melhor do que receber uma boa avaliação de um cliente, que geralmente vem em forma de texto ou imagem, é ter um dos seus consumidores contando sobre a experiência positiva que teve com sua marca diante das câmeras. Além de ter mais uma forma positiva de ter alguém falando bem da sua marca, também assume a função de convencer os que ainda podem estar indecisos.

Dica: fale com seus consumidores reais e deixe que fiquem à vontade para que a mensagem soe o mais verdadeira possível, mas também faça um roteiro e uma curadoria para não perder o foco.


7. Integração / treinamento

Comunicados internos e integração de novos funcionários na empresa podem ser mais atrativos estando em formato de vídeo. Você pode convidar alguns colaboradores mais antigos ou líderes de áreas para contar um pouco mais da empresa para os novatos que estão chegando agora e se familiarizar com a casa. Treinamentos diversos também são parte da rotina de RH, o que às vezes pode ser bem maçante, não é? Então nada como uma dinâmica audiovisual para gerar interesse e melhorar o desempenho da equipe.


8. Social media

Viralizar, de uma forma boa, no Instagram, Youtube, TikTok, etc é o objetivo principal de qualquer social media. Além disso, é preciso pensar em qual plataforma para a qual se constrói o vídeo, afinal cada uma tem suas peculiaridades. Tenha sempre em mente o seu público alvo e a mensagem que quer passar, já que um material interessante ajuda a aumentar o nível de engajamento da sua página e conexão com a marca.

Você não precisa se prender apenas a estas dicas já que as ferramentas de comunicação estão sempre evoluindo, então use a criatividade e explore as mais diversas formas de usar vídeo na sua empresa.

O que acha de começar agora mesmo? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page