top of page
Fernanda Cocelli

A importância da direção de arte na criação de vídeos corporativos

Quando se pensa em direção de arte o que instintivamente vem à cabeça, mesmo que não muito bem definido, é um mundo cheio de ideias, cores, animações entre outros elementos que tem um tom até mesmo mágico. Mas o que realmente significa na prática?




A direção de arte no vídeo corporativo, que pode ter vários formatos como tratamos aqui, tem o papel de extrair ao máximo a mensagem proposta no planejamento e transmiti-la de maneira em que prenda completamente o usuário na tela, usando de recursos visuais, sonoros e às vezes até mesmo os outros sentidos, por que não? Existem apresentações videográficas que contam com uso de recursos sensoriais como cheiro e temperatura da sala onde se está assistindo, só para citar alguns, que servem como objetos de enfatização do conteúdo apresentado.

Uma boa direção vai mostrar a cara da sua empresa para o mundo, utilizando de elementos passivos ou extremamente funcionais, sempre trabalhando a favor da mensagem e dos valores do seu negócio.


Planejamento, sempre

Embora estas ideias sejam instigantes, nem apenas de sensações se vive uma produção, na verdade para ser efetiva ela segue algumas diretrizes que são fundamentais para finalizar o projeto como:

  • Prazo - Elaborar um cronograma onde estas ideias consigam ser colocadas em prática em tempo hábil.

  • Despesas - O orçamento é um fator importante já que vai também ajudar a direcionar o projeto. Será necessário contratar atores? Precisa de alguma locação específica? O vídeo contará com animações 2D ou 3D? Para todas perguntas como essas é preciso estimar os custos, juntamente com o prazo.

  • Disponibilidade - É elaborado um check list de tudo o que será usado que, consequentemente, entrará no orçamento como local, objetos de cena, iluminação, figurino, etc

  • Alternativas - Imprevistos acontecem, isso é um fato. Um bom planejamento já deve contar com um plano B, de maneira que se minimize as perdas e custos e possa agir rápido caso algo aconteça.


Elementos da criatividade

Seguindo a parte burocrática e crucial da direção de arte, podemos adentrar a área criativa propriamente dita. Neste processo são analisados e trabalhados alguns fatores para o desenvolvimento e criação do universo do vídeo.

  • Enredo ou roteiro

A partir do objetivo geral, um roteiro, que é basicamente toda a história escrita, será produzido e esta peça será o guia da produção. Nele estará indicado o conteúdo do vídeo e a direção de arte irá extrair a essência de cada ponto e é a partir dele que será elaborado o storyboard.

  • Narrativa e ponto de vista

A narrativa, que pode ser linear (tem começo, meio e fim nesta ordem), circular (terminar como começou), entre outras e o ponto de vista do narrador, que mostra quem é que fala: voz em primeira pessoa, onisciente, narrador, mostram como a linguagem pode ser transmitida para a audiência.

  • Personagens

Tendo definido o ponto de vista, o personagem pode ser o narrador em terceira pessoa em um vídeo de treinamento, por exemplo.


Cenografia e figurino

É fundamental saber onde será executada a gravação, pois a partir daí também será definida a iluminação para a cena. A luz pode trazer leveza, drama, alegria e permite deixar o conteúdo mais interessante.


Composição

Talvez os pontos mais significativos estejam neste tópico já que a composição geral conta com forma, figura, textura, equilíbrio, volume e cor.

As cores relacionam emoções e, diferentemente de linhas e símbolos que são racionalmente interpretadas, elas são aceitas passivamente pelas pessoas. Conforme extrai partes do roteiro, a direção de arte vai ditar a paleta de cores que melhor combina com o sentido que o vídeo quer passar e será peça chave para ativar certos sentimentos no público. Trabalhar cores em conjunto com as formas é imprescindível para alcançar um resultado harmonioso e que conduza o público para o objetivo da mensagem, já que com estas estratégias se guia o olhar de quem assiste para os pontos principais que se deseja destacar.


Trilha sonora

Para uma produção que exige mais energia, trabalhar cores vivas e uma narração empolgante são o caminho. Se o objetivo é mais sóbrio, personagens falando num tom mais sério, transições de cena mais leves trazem mais este sentido para a peça que se está criando, mas tudo isso também deve estar alinhado ao som e não apenas ao que é falado, mas também aos sons de efeito ou de música. Tudo obviamente deve estar em concordância com a linguagem e valor da sua empresa.


Edição e Efeitos especiais

Nem todo vídeo precisa ser rápido ou cheio de efeitos para ser atraente. Existem inúmeros exemplos na web de vídeos que chamam a atenção sem usar destes artifícios e conseguem passar a mensagem que desejam comunicar de maneira bem efetiva. A sutileza também faz parte de uma boa direção de arte, mas se a intenção é deixar a produção bem estimulante, adicionar cortes de edição dinâmicos, animações e vinhetas são uma ótima pedida.


Por fim, a direção de arte é um elemento crítico na produção de um vídeo, ela vai ser um guia geral do processo, ditar o visual geral para o projeto, ajudar a produção ter mais sucesso, guiar o olhar do espectador aos pontos em que deseja ressaltar e finalmente envelopar o conteúdo numa mensagem audiovisual coerente para o público com o look and feel da sua empresa.


Quer saber mais como trabalhar a direção de arte no seu vídeo? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page