Você já deve ter visto o nome de uma grande empresa envolvido em um escândalo nos jornais ou na televisão, já pensou que seu negócio pode um dia estar ali? Algumas crises são causadas internamente na empresa, como casos de corrupção, má administração, grandes acidentes ou problemas trabalhistas. Também existem crises que são causadas externamente, como catástrofes naturais, crises econômicas ou grandes epidemias. A reputação de uma empresa pode ser marcada ou até mesmo destruída em poucos passos. Quando você tem uma imagem forte, bem estruturada, juntamente com uma boa equipe de comunicação, as crises podem atingir sua empresa e causar menos danos, sendo possível futuramente se reerguer. Ou seja, companhias podem superar crises com bom gerenciamento, mas se não se posicionarem de maneira adequada e deixarem de tomar providências, o resultado será uma grande queda de reputação, causando danos seríssimos. “Minha empresa está em uma crise, e agora?”, para ajudar separamos algumas dicas sobre o assunto:
- Antecipar o futuro
Antes de qualquer coisa, mesmo que seu cenário seja o ideal, sem crises ou problemas, é necessário ter uma equipe de comunicação eficiente para que ela possa analisar bem cada área e encontrar possíveis problemas que futuramente possam virar uma crise. Os profissionais da área irão montar um plano que ficará como uma carta na manga. É importante dizer que é necessário ter uma relação de confiança com essa equipe, seus colaboradores não podem se manifestar sobre a crise se não forem autorizados, pois podem prejudicar ainda mais a empresa.
- Treinamento
Escolher as pessoas da empresa que serão responsáveis para falar com a imprensa caso seja necessário e esse grupo precisa passar por um treinamento para saber como lidar com a imprensa.
Certo, equipe de comunicação organizada, porta-voz escolhido, treinamento feito e plano de como lidar com as situações. Está tudo tranquilo na sua empresa até que surge de onde você menos espera uma crise ou então, como estamos vivendo atualmente, uma epidemia mundial, o que fazer? 1- Mapeie a situação Analise o que aconteceu e veja bem qual porta-voz será escolhido para falar com a imprensa. Repasse as informações e vá a público falar de maneira transparente com as pessoas, seja por mídia social ou realmente através da imprensa, essa comunicação pode ser através de coletivas de imprensa, entrevistas ou notas. Dica de ouro: Jogue limpo com o público, o posicionamento de simplesmente ignorar uma situação não funciona mais.
2- Crie um plano de ação Entrevistas feitas, posts feitos. Agora, é necessário criar um plano de como agir com seu público e colaboradores para colocar em prática o mais rápido possível.
3- Errou? Assuma seu erro
Vá a público, seja transparente e conserte a raiz da crise. Às vezes, quando é uma crise externa, a empresa precisa apenas ter um posicionamento sobre o assunto e soltar uma nota. Um ótimo exemplo é como as empresas estão lidando com a Pandemia do Coronavírus, algumas fecharam, outras pararam parcialmente ou então estão seguindo normalmente, como a crise não foi causada internamente, eles apenas postam ou falam sobre na mídia.
Comments