É impossível negar o poder do YouTube quando ele representa a segunda maior rede social em usuários ativos pelo mundo. Quando o assunto é negócio os big numbers não são diferentes, afinal a plataforma reúne o montante de mais de 5 bilhões de dólares investidos em publicidade.
Criar um canal no YouTube vai além de apenas criar conteúdo e gravá-los em vídeo. Para fazer sucesso na maior plataforma de vídeos é fundamental dominar um assunto específico, criar uma estratégia para construir sua audiência e disponibilizar novos conteúdos com frequência.
Separamos 5 dicas para ajudar você e o seu negócio a fazerem sucesso no YouTube:
1 - Domine o tema do canal
Para criar um canal de sucesso no YouTube é fundamental que você domine o conteúdo abordado. Para se destacar, procure aplicar a autenticidade do seu perfil pessoal ou da sua marca para estruturar um canal original e construir roteiros com tópicos bem definidos para guiar a sua gravação.
No entanto, não considere que o canal deve abordar um assunto exclusivo, mas sim estar relacionado a um nicho específico, o que permite que você possa abordar temas conectados ao segmento ou explorar assuntos que sejam relevantes na mídia e nas redes sociais, sob o seu ponto de vista.
2 - Conheça o seu público
Para formular estratégias para conquistar uma audiência de peso, definir o seu público é fundamental. A partir do tema do canal você determina para quem e como transmitir a mensagem. Assim, é possível atrair novas visualizações e transformá-las em novos seguidores.
Olhar para informações como idade, sexo, região, hábitos, hobbies, nível de escolaridade pode ser o primeiro passo para conhecer o seu público, mas a medida que os vídeos forem lançados é primordial observar dias e horários com mais visualizações, temas recorrentes nos comentários, vídeos com mais likes e deslikes para começar a construir o perfil de usuários do seu canal.
3 - Crie uma frequência de publicação
Construir um cronograma e manter uma periodicidade de postagens dos vídeos, com dias e horários pré-determinados, é fundamental para fidelizar os inscritos e garantir uma taxa de visualizações permanente.
Comece com publicações semanais e aumente a frequência de acordo com a sua capacidade de produção. Vale também apostar em produzir conteúdos reserva caso tenha atrasos e imprevistos.
4 - Foque na gravação
Para gravar um vídeo com qualidade você deve contar com equipamentos (câmera e microfone) e um cenário com boa iluminação e alinhado ao tema do seu canal. Atenção aos barulhos externos para evitar ruídos no vídeo, apoio à câmera para garantir uma imagem limpa e equilíbrio entre a maquiagem e a iluminação no seu rosto são cuidados fundamentais para todo vídeo.
Caso não possa contar com estúdios e uma equipe de produção para a gravação, o planejamento dos detalhes é ainda mais necessário, afinal, a qualidade da gravação impacta diretamente na edição e na qualidade final do seu vídeo. Neste processo você pode já pensar em alguns trechos para edição e registrá-los para facilitar a pós-produção.
5 - Invista na edição
O sucesso dos seus vídeos e do seu canal do Youtube depende muito do seu potencial de oferecer um vídeo final bem editado e com gatilhos que prendam a atenção do telespectador. Certifique-se que a sua edição está coerente com o seu nicho de atuação e com a imagem que você quer transmitir, mas não tenha medo de incluir técnicas para torná-lo mais dinâmico e atrativo.
Existem algumas estratégias para agilizar o processo de edição, como incluir ideias de edição no roteiro ou inserir trechos para decupagem durante a gravação, mas não descuide nessa etapa. Caso você não domine as diferentes técnicas das ferramentas de edição, não hesite em buscar profissionais especialistas que possam entregar um material com a qualidade e o prazo que você precisa.
Quer promover o seu negócio e conquistar novos públicos na internet? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Comments