top of page
Expande Comunicação

Em qual rede social minha empresa deve estar?

Que o uso das redes sociais é benéfico para as empresas, isso já é um consenso geral. Mas cada uma tem o seu perfil e o seu público alvo. Afinal, em qual rede social a sua empresa deve estar? Antes de postar qualquer conteúdo em todas as redes sociais, é fundamental construir uma estratégia. E a resposta depende do que a sua empresa quer comunicar.


De acordo com um relatório de 2021, produzido em parceria pelas empresas We Are Social e Hootsuite, o Facebook lidera a lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021, seguido de YouTube, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger - os três últimos são propriedade da Meta Networks, companhia-mãe do Facebook.


Facebook

No Facebook, é possível gerenciar negócios, realizar vendas, manter seus clientes atualizados com as novidades em um feed de notícias, divulgar seus produtos em grupos relacionados ao negócio, entre outras opções.


Além disso, o Facebook Analytics reúne os dados de navegação de milhares de usuários, destaca como as pessoas estão interagindo com a sua empresa e te ajuda a extrair as melhores informações para uma estratégia de marketing eficaz. Além de todas as suas vantagens, é uma ferramenta gratuita.


A pluralidade de opções torna válido afirmar que uma página do facebook pode fazer a sua empresa vender mais - e as curtidas podem ser uma das ferramentas para alcançar isso. Afinal, acompanhar o comportamento dos seus potenciais clientes ajudará você a tomar decisões melhores.


Instagram

Sabia que o Brasil é o país em segundo lugar com o maior número de perfis cadastrados no Instagram? Todo esse potencial pode ser explorado para apresentar seus produtos e serviços e vender mais, além de construir um relacionamento com os seguidores e ganhar verdadeiros fãs do seu negócio.


A proposta é uma das possibilidades do Instagram, rede voltada para a fotografia, mas que destaca cada vez mais os vídeos por meio do Reels. Os Stories funcionam bem, seja organicamente ou impulsionados, como um canal para estabelecer contato direto e diário com os seus seguidores.


Reconhecer o conteúdo que vai engajar mais com o seu público e testar novas abordagens de assuntos e formatos é uma alternativa para começar a mandar bem na rede social e chamar atenção para o seu perfil por meio de conteúdo e de forma orgânica.


WhatsApp

O WhatsApp é voltado para a troca de mensagens, muito utilizadas para o serviço de SAC. No entanto, ao longo do tempo a ferramenta mudou muito e oferece ferramentas que permitem construir um catálogo de produtos, enviar alertas de notificação, salvar o histórico de bate papo, realizar pagamentos e transmitir mensagens para vários contatos ao mesmo tempo.


Além da versão pessoal existe a conta Business recomendada para empresas por oferecer recursos extras e específicos. O WhatsApp também se destaca como um dos aplicativos mais utilizados no mundo. O tempo de uso dos brasileiros é 56% maior na comparação com a média global.


Diferente de estratégias que demandam investimento, o WhatsApp é gratuito e pode ser usado por qualquer empresa. É um canal rápido de atendimento ao cliente, que permite uma conversa pessoal com rápido retorno e criar relacionamentos que fortaleçam a confiança na marca.


YouTube

O YouTube, conhecida rede de vídeos, atrai os olhares de influenciadores, perfeito para possíveis parcerias e publicações pagas. Recentemente, a rede passou a focar nos Shorts, vídeos curtos que ganham um olhar especial do algoritmo.


Compartilhar informações em vídeos no YouTube demonstra credibilidade para o seu negócio e transmite que a empresa tem domínio e autoridade suficientes sobre o assunto para comercializar os produtos e serviços relacionados.


Além disso, o YouTube é o segundo maior buscador da internet, atrás apenas do Google, o que pode garantir novos seguidores e potenciais clientes. A plataforma é a segunda maior rede social do mundo considerando o número de usuários ativos, de acordo com um relatório elaborado pela We Are Social e Hootsuite.


LinkedIn

O LinkedIn tem um olhar mais direcionado ao perfil profissional, pode parecer mais duro do que o Facebook, mas é ideal para novas conexões, realizar recrutamento para novas vagas e entender melhor o olhar de grandes personas do mercado.


No entanto, caso o modelo do seu negócio seja Business to Business (B2B) o LinkedIn pode fazer toda a diferença: segmentação poderosa, público decisor e usuários focados em buscar soluções corporativas.


TikTok

O TikTok, adorada pelos mais jovens, já tem uma grande abrangência no Brasil. Por mais que as dancinhas e o humor seja maioria, existem perfis voltados a ciência, tecnologia, notícias, entre diversos outros temas. É uma oportunidade interessante para apresentar a empresa para um público inesperado.


De forma geral, o objetivo de quem produz vídeos para a rede social é só um: ser visto pelo maior número de pessoas. Usar essa estratégia para os produtos e serviços da sua empresa pode ser uma ótima estratégia para se conectar com outros usuários e obter potenciais clientes.


Twitter

O Twitter passa por diversos caminhos: serve como um acompanhamento em tempo real das trends, ao mesmo tempo em que pode ter um perfil noticioso ou até mesmo mais voltado ao entretenimento, tudo depende do tom de voz que a empresa terá na rede social. O perfil no Twitter ajuda a incluir a sua empresa nas discussões mais atuais.


Quer transformar Likes em vendas? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page