De uma coisa nós temos certeza: a comunicação é uma habilidade fundamental para qualquer profissional, independente de sua área de atuação, e uma ferramenta que contribui para o seu reconhecimento e sucesso. Quando este profissional atua como porta-voz de uma organização para difundir determinado tema, essa aptidão é ainda mais importante.
A boa notícia é que por trás da capacidade de realizar uma comunicação clara, assertiva e sem tropeços existe, em muitos dos casos, uma preparação feita por especialistas no assunto. Chamado de media training, ou de treinamento de mídia em português, esse processo contribui com o desenvolvimento de pessoas públicas e porta-vozes de instituições públicas e privadas.
O objetivo do media training é capacitar o interlocutor e desenvolver sua habilidade de comunicação, ajudando-o a se expressar melhor, de forma clara e concisa, para difundir as informações corretas. Neste processo, itens como oratória, expressão corporal e conduta profissional são avaliados, considerando inclusive a postura nas redes sociais.
Como funciona o media training?
Como o media training é focado na comunicação oral e escrita de um porta-voz, inclui diferentes fases que são utilizadas para avaliar a postura de comunicação como um todo. Esse é um processo complexo e de longo prazo, já que demanda um grande período de avaliação, treinamento e desenvolvimento do interlocutor.
O media training é dividido em duas fases: teoria e prática. Na teoria, conceitos e técnicas de comunicação são apresentados, com exemplos do que pode ou não ser feito. Já na prática o profissional passa por simulações de momentos em que a sua habilidade de comunicação pode ser posta em xeque, com o público interno ou externo.
Itens como avaliação verbal e corporal, realização de entrevistas e gravações são feitos para determinar de forma crítica quais itens são positivos e negativos com relação ao jeito de comunicar do porta-voz. Com os pontos de melhoria levantados, o trabalho de media training passa a ser realizado para desenvolver o meio de comunicar como um todo, incluindo a postura, linguagem corporal e tempo de resposta.
Qual a importância do media training?
Para todas as empresas e pessoas públicas que tem uma marca, sendo construída ou já estabelecida junto à opinião pública, é fundamental zelar para que todas as comunicações feitas oficialmente tenham sido pensadas e estruturadas respeitando seus valores e conceitos já definidos.
Contar com a ajuda de um profissional especialista em media training, de fato, contribui para que a estratégia de comunicação alinhada com a assessoria de imprensa seja feita na íntegra e da forma correta pelos porta-vozes. Além disso, caso alguma situação de crise surja, a empresa estará preparada para trazer uma resposta rápida e diminuir possíveis impactos.
Por onde começar
Apesar de construir uma comunicação coerente ser um ponto fundamental para todas as empresas e pessoas públicas, o investimento em ações de media training ainda é pouco realizado. Nesse processo, selecionar o profissional ideal, com credibilidade e experiência neste ramo de atuação, é o primeiro-passo.
Quer conquistar um espaço na mídia e manter uma imagem positiva para o seu negócio? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Comments