Você já parou para pensar como a sua empresa é vista e reconhecida pelo seu público? Ou até mesmo se a sua marca vem à cabeça do seu consumidor se ele for questionado sobre algum produto ou serviço que você oferece? Nós sempre esperamos que sim, afinal investimos uma boa parte do nosso tempo cuidando dela com todo o carinho, não é?
Infelizmente, neste caso, carinho não é tudo e é preciso colocar a mão na massa e trabalhar este processo intangível de criação e identificação de marca e sua estratégia de reconhecimento. A toda esta mágica damos o nome de Branding.
O processo
Trabalhar o branding, em poucas palavras, significa criar uma identidade de marca que seja precisa, forte e reconhecível, que tenha personalidade própria e se destaque dos concorrentes, afinal sua mãe já dizia que você não é todo mundo, então porque sua marca teria que ser igual à dos seus concorrentes?
Elementos de branding
Envolvidos na criação e manutenção de uma marca estão alguns elementos que ajudam no reconhecimento dela onde quer que apareça, como:
nome,
logo e suas variações,
elementos de design,
missão e visão da empresa,
linguagem.
Todos estes itens têm a função de criar uma comunicação consistente em diferentes canais para manter a uniformidade da marca.
Peguemos como exemplo o YouTube. Fundado em 2005 (sim, estamos velhos), você pode nem ter percebido mudanças muito radicais no seu logo ao longo desses anos, mas elas ocorreram em maior ou menor grau, e ele permanece totalmente reconhecível para o público. Conhecemos a identidade e sabemos exatamente o que é e onde estamos assistindo vídeos, graças a um forte trabalho de branding.
Evolução do logo Youtube
E por falar em vídeo, o YouTube é uma das plataformas em que você pode usar na estratégia de branding e divulgação.
Transmitir valores da marca, contar a história da empresa, experiência do consumidor com a marca, são itens que você deve colocar na lista como formas para fortalecer a identidade.
Quem usa?
Além de tudo é uma forma de alcançar e cultivar a cultura da empresa internamente. O melhor branding é o verdadeiro, que cresce a partir de raízes do que é praticado diariamente ou através de ações de endomarketing na sua empresa e reflete no público como ela realmente é e no que acredita.
O branding afeta tanto os seus colaboradores e consumidores já fiéis, quanto os que ainda não conhecem o seu negócio.
Onde está esse branding?
Em todo lugar e ao mesmo tempo? É importante se conectar com o consumidor, mas sem ser invasivo e ao mesmo tempo mantendo uma constância para reforçar a identidade e se manter na cabeça do seu cliente como a marca a ser procurada para resolver o problema dele.
Aqueles elementos citados anteriormente são trabalhos na aplicação da identidade visual em tudo o que pode deverá demonstrar que pertence ao negócio e onde é um ponto de contato do público com a marca como na papelaria da empresa, no papel timbrado, cartão de visita, Flyers, templates de apresentação; No desenvolvimento da linguagem de comunicação definindo como ela transmite a informação falada e escrita; aplicação para a divulgação dos produtos e peças institucionais nos canais de distribuição em que estarão presentes como mídias sociais, canais de rádio e tv, eventos ou peças gráficas.
Branding x marketing
Apesar de ser passível de confusão e intimamente ligados, uma linha tênue separa marketing de branding. De maneira simples pode-se dizer que branding é a personalidade enquanto o marketing é a estratégia, portanto codependentes e trabalhando em conjunto para o crescimento e reconhecimento da marca.
E você, está esperando o que para ver a sua marca brilhando por aí? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Comentarios