Existem diversas formas de consolidar sua marca entre os concorrentes de um nicho de mercado. Para esse objetivo, as redes sociais são uma das melhores alternativas para atingir potenciais clientes, estabelecer um relacionamento humanizado com o seu consumidor e expandir os produtos e serviços do seu negócio para novas pessoas.
Diante de tudo isso, você ainda quer um bom motivo para investir nas redes sociais para a sua marca? A Expande Comunicação te dá quatro razões.
Instagram: sua vitrine digital
Sabia que o Brasil é o quarto país do mundo com mais perfis cadastrados no Instagram? De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, mais de 110 milhões de brasileiros estão cadastrados na rede social. Todo esse potencial pode ser explorado para apresentar o seu negócio e construir uma vitrine digital de milhões.
Além de apresentar visualmente todas as características dos seus produtos e serviços e viralizar seus conteúdos através de Reels, a rede conta com um processo de venda nativo da plataforma, que possibilita que o usuário compre um produto logo após ver um post, sem burocracia. Um estudo da NuvemShop aponta que as vendas pelas redes sociais aumentaram de 22% para 34% em 2020 - desse total, 87% das vendas foram feitas direto via Instagram Shopping.
WhatsApp: O Business do seu negócio na palma da mão
O WhatsApp é uma ferramenta poderosa quando falamos de negócio e o WhatsApp Business oferece recursos pra lá de estratégicos para otimizar seu planejamento. As vantagens da plataforma crescem cada vez mais: tornou-se um cartão de visitas que possibilita compartilhar informações e apresentar um catálogo, tudo isso com a vantagem de oferecer disponibilidade de acesso para qualquer pessoa.
É um canal de atendimento ao cliente, que permite uma conversa humanizada e com retorno rápido, pois na maioria das vezes faz parte do uso diário dos usuários. Ajuda a criar relacionamento com clientes e fortalecer a confiança na marca. E o melhor: o uso do WhatsApp Business é gratuito e pode ser feito por qualquer empresa. Além disso, o aplicativo é o queridinho de 80% dos brasileiros para se comunicar com as marcas, de acordo com pesquisa realizada pela Infobip.
YouTube: um clássico atemporal
O YouTube é a segunda maior rede social em usuários ativos e a principal plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. Muito além disso, o YouTube é o segundo maior buscador do Google, atrás apenas do Google. Se o seu objetivo é atingir as pessoas certas pro seu negócio, ele certamente merece uma atenção especial.
A autoridade no assunto é tamanha que, além de manter as premissas básicas de navegação acompanhadas pelos usuários há mais de 16 anos, o YouTube se adaptou às necessidades dos usuários mais jovens, com recursos para Lives e o YouTube Shorts.
TikTok: um sucesso que veio pra ficar
Não é à toa que o Tik Tok não sai da boca e do celular do povo. Um estudo feito pela Insider Intelligence indica que a rede social já é a terceira maior rede social do mundo, afinal, encerrou 2021 com a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Só no Brasil, o número de usuários chegou a 4,72 milhões de brasileiros cadastrados, de acordo com um levantamento feito pela Statista.
Toda essa galera consome os conteúdos em vídeo como entretenimento, mas também utiliza o canal para aprender, ensinar e até fechar negócio. Atualmente, a plataforma tem ditado as regras quando o assunto é tendência, formato de conteúdo e pluralidade de conteúdo. Antes de embarcar na nova rede, estude, planeje-se e descubra as trends para expandir suas publicações.
Por onde começar?
Ter um planejamento que ajuda a direcionar suas ações é fundamental na construção das suas redes sociais. Afinal, fazer sucesso nas redes é muito mais do que ter muitos likes e está relacionado ao nível de estratégia utilizado para construir os conteúdos.
Nesse cenário, entender o seu público é a chave para construir uma base forte de seguidores. Observe assuntos relevantes para o segmento e contextualize-os sob o ponto de vista da sua marca, assim, é possível inserir o seu negócio em discussões relevantes e gerar valor para quem segue o seu perfil.
Por último e, para o seu negócio, definitivamente o mais importante: é fundamental analisar métricas e entender como está o engajamento nas suas redes sociais. Avaliar as tendências de crescimento está diretamente ligado aos resultados que você poderá obter com os canais, que refletem diretamente no potencial de vendas.
Quer transformar Likes em vendas? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Commentaires