Hoje em dia estar na internet é fundamental para alavancar as vendas do seu negócio na mesma medida que possibilita a construção de uma marca consolidada e referência no ramo de atuação. Assim, estar na internet está diretamente atrelado com estar nas redes sociais, plataformas que podem ser um verdadeiro propulsor para a sua empresa.
Neste cenário, construir uma imagem forte, conquistar novos públicos e fidelizar seus atuais clientes pode ser alcançado a partir da sua presença na internet - e isso vale para pessoa física e jurídica. No entanto, quando a estratégia não é bem estruturada, as redes sociais podem causar danos à reputação do negócio, impactar a fonte de receita, entre outros fatores negativos.
Você já se perguntou por que esse tipo de plataforma faz tanto sucesso entre os usuários? A resposta é muito simples: as redes sociais hoje já fazem parte do cotidiano das pessoas, então o conteúdo precisa despertar a curiosidade e gerar o interesse necessários para que o seu seguidor queira consumir suas publicações no seu dia–a-dia.
Por isso, ficar atento às publicações e interações que despertam o desinteresse e, portanto, a queda de seguidores é fundamental. Com um olhar atento e atenção às demandas da plataforma é possível extinguir os erros comuns e transformar as redes sociais em um novo canal de vendas. Confira dicas para evitar as posturas inadmissíveis nas redes sociais.
01- Não tenha um perfil abandonado
Quando você cria um perfil em uma rede social, independente de qual seja a plataforma, manter uma rotina de postagens é mandatório. Isso porque quando a rede não possui atualizações gera desinteresse nos usuários que não tem nenhuma novidade para acompanhar.
Para usar as redes sociais a favor da sua estratégia de marketing construa um calendário de postagens, mantenha uma programação periódica e demonstre aos seus seguidores que o seu perfil está ativo e traz novidades, conteúdos e ofertas pertinentes.
02 - Cuidado com erros ortográficos
Utilizar o português ao seu favor é fundamental. Independente do ramo de atuação e da liberdade para utilizar uma linguagem informal, os erros gramaticais geram a sensação de falta de atenção que pode ser relacionada diretamente ao seu produto e serviço.
Antes de tudo, escrever corretamente mantém uma visão positiva sobre o seu negócio, agregando relevância e credibilidade ao conteúdo da página. Tenha o cuidado necessário com a revisão antes de publicar qualquer conteúdo.
03 - Usar imagens sem qualidade
Da mesma forma que os erros gramaticais causam uma impressão ruim, imagens sem qualidade despertam a sensação de uma marca desleixada e de tamanho inferior. Quando o tema está relacionado às redes sociais, onde o conteúdo visual é tão importante quanto o conteúdo em texto, o impacto é ainda maior.
Utilizar imagens com qualidade, além de gerar um impacto positivo em geral, pode agregar sob o ponto de vista do produto, influenciando na percepção de qualidade, intenção de compra e até na aplicação do preço.
04- Resposta aos seguidores
O processo de atendimento e retorno aos seguidores via comentários e directs é o que melhor define a percepção dos usuários sobre uma marca na rede social. Responder de forma grosseira ou com informações pendentes na mesma proporção de não trazer um retorno efetivo demonstra que o time não está preparado para atender os clientes.
A dica de ouro é usar esse canal de atendimento como uma fonte de relacionamento com o cliente, mesmo quando a comunicação trata-se da resolução de um problema. A mensagem certa é capaz de cativar o público, construir um relacionamento e até despertar a confiança de seguidores que observam o comportamento da marca nas redes sociais.
Bônus
Pra começar entenda toda a estratégia do seu negócio antes de planejar o conteúdo das redes sociais. Vale o bom e velho “pensar fora da caixa” e contar com a expertise das áreas que lidam com seus clientes para obter novos insights.
Opte sempre por criar conteúdos sobre assuntos que estão sendo altamente pesquisados e são relacionados ao seu segmento de atuação. Além disso, traga dicas e soluções para os problemas que os seus seguidores enfrentam. E o principal: explore diferentes canais e formatos - os números mostrarão o que dá certo ou não.
Por fim, muito mais do que saber ler os dados e métricas, é fundamental aplicar na prática os aprendizados. Essa abordagem demanda a capacidade de entender o comportamento do usuário e aperfeiçoar constantemente os conteúdos do seu perfil de maneira que esteja cada vez mais atrelado às necessidades. Aqui vale aquela velha máxima: conteúdo otimizado tem tudo a ver com público engajado e novo modelo de vendas encontrado.
Com tais cuidados em prática, é possível apresentar perfis profissionais e apostar em uma nova fonte de receita.
Quer transformar Likes em vendas? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Comments