top of page
Expande Comunicação

O que é Storytelling e como usar na estratégia de marketing?

Storytelling é um termo em inglês que representa “contar uma história”. Nesse sentido retrata o processo de apresentar uma história com elementos que ajudam a construir uma ideia central, além de utilizar palavras e até recursos audiovisuais para enfatizar os componentes principais.

De maneira geral, entrar em contato com uma história estimula a imaginação, desperta sentimentos e novas sensações. Isso acontece porque este processo conecta o ouvinte/leitor com o sistema límbico, região do cérebro relacionada às emoções e comportamento social.


Fato é que contar histórias faz parte do cotidiano de todo mundo e é um hábito que ajuda a desenvolver vínculos interpessoais. Não à toa, independente de idade, gênero ou geração, todos gostam de ouvir uma boa história. Se este é um modelo que contribui na relação de pessoa para pessoa, não seria diferente para uma estratégia de marketing.


Como o storytelling se encaixa na estratégia de marketing?


Quando um negócio deseja apresentar um novo produto ou campanha no mercado é necessário considerar que muito além de apenas ter algo para contar, é fundamental saber qual a melhor maneira de contar - e é neste processo que entra o storytelling.


Isso porque ele possibilita diferentes técnicas que contribuem para captar a atenção do público-alvo, além de despertar identificação com a marca e gerar o interesse para que o objetivo da ação seja alcançado, seja ele apresentar negócio, divulgar um projeto e até estimular a compra de um produto ou serviço.


Afinal, a cada dia nós somos bombardeados com um número infinito de conteúdos nos diferentes canais de comunicação, do rádio às redes sociais. Assim, no meio de tanta informação, como despertar o interesse do público-alvo? A mensagem precisa se destacar para envolver o público.


Como adotar o storytelling no seu negócio?

Agora que você já conhece os benefícios do storytelling, conheça as etapas fundamentais para construir uma narrativa eficiente para a estratégia de marketing do seu negócio.


01 - Conheça o seu público

O primeiro passo nessa estratégia é conhecer o público-alvo para o qual a campanha é destinada. Assim como é feita uma segmentação para as demais ações de marketing, determinar quem será impactado pela história está diretamente ligado ao sucesso e adesão à campanha.


Construa uma persona detalhando gênero, idade, localização, dados demográficos e geográficos, profissão, interesses, defeitos, qualidades e demais itens que compõem a sua personalidade. Ao elencar esses itens é possível traçar o melhor jeito de construir a narrativa para impactar a sua audiência.


02 - Defina os objetivos

A próxima etapa é fundamental para o desenrolar de toda a estratégia. Entender o objetivo da campanha possibilita criar narrativas adequadas para que o resultado seja obtido, o que inclui também o planejamento do formato ideal para a história, os canais em que deve ser compartilhado e a construção dos personagens.


Afinal, não basta apenas criar uma história, ela deve ser muito bem estruturada para que faça sucesso e obtenha a conclusão esperada. Para isso, é necessário que o consumidor preste atenção a ela, o que acontece quando o objetivo está alinhado com o que será construído via storytelling.


03 - Determine a história

Após os passos anteriores deve-se construir a história que será contada para o consumidor. Aqui o objetivo ainda não é construir todos os detalhes do que será apresentado, mas sim definir a ideia central, elementos que compõem o início e fim da narrativa e os personagens principais.


Além disso, nesta hora acontece a definição da motivação central da história, qual case de sucesso será apresentado e/ou como a história se conecta com o segmento, produto ou serviço do negócio. Não há uma regra definida, o importante é ter uma estrutura para nortear a construção da estratégia.

Dicas finais

De maneira geral, um storytelling estruturado com apelo emocional e apresentado ao público certo no momento oportuno tem grandes chances de atingir o objetivo esperado. Além de despertar a atenção do público, tende a ativar gatilhos mentais que estimulam a decisão de compra e fixação de uma marca ou mensagem.


Quer transformar histórias em vendas? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page