A cada dia que passa, o consumo de vídeos só cresce. Um relatório da WeAreSocial destacou que mais da metade da população do mundo assiste este tipo de conteúdo. O estudo também aponta que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações deste formato, além de mais de 150 milhões usuários ativos na internet.
Neste cenário, cada vez mais os usuários (e os negócios) estão percebendo a importância de utilizar os conteúdos em vídeo para apresentar informações sobre a marca, divulgar seus produtos e serviços, construir estratégias de marketing, trazer novidades para os colaboradores, ou seja, comunicar de forma dinâmica e acessível, além de reforçar a autoridade da marca.
De maneira geral, os vídeos corporativos possuem diferentes formatos e possibilidades de uso. Separamos os principais tipos para você otimizar o seu negócio:
1. Vídeos institucionais
O modelo mais padrão de construção dos vídeos corporativos, que já é popularmente utilizado pelas empresas, é o vídeo institucional. Neste formato costuma-se apresentar a missão, visão e valores da marca, descrever os benefícios de produtos e serviços, e trazer depoimentos de clientes, colaboradores e parceiros.
De maneira geral, o vídeo institucional pode ser construído com foco no público externo, para divulgação da empresa ou negociação de parcerias, e interno, para o processo de onboarding ou lançamento de campanhas internas, por exemplo. A definição do objetivo e público inicial é o que define o conteúdo e tom de voz que serão utilizados na construção do vídeo.
2. Vídeos promocionais
Quando o objetivo é difundir as características positivas de um produto ou serviço, ressaltar as condições de oferta de uma campanha de marketing e até destacar um case de sucesso por meio do depoimento de clientes, o modelo utilizado tende a ser o vídeo promocional.
Este formato tem possibilidades diversas de construção, mas independente da abordagem, formato e duração, destaca de forma publicitária os benefícios do objeto de divulgação. Assim, pode ser utilizado para divulgação nas redes sociais, mídia online e offline, eventos e até comerciais de tv.
3. Vídeos tutoriais
O vídeo tutorial é outro modelo que tem sido adotado cada vez mais pelas empresas, desenvolvido com o objetivo de apresentar um passo a passo para montagem, instalação e primeiro uso do produto ou serviço. Esse formato se tornou muito popular após o sucesso de engajamento de conteúdos desta forma no YouTube.
Além de conquistar usuários que possuem dúvidas sobre o uso de determinado produto ou serviço, este modelo se consolida ao trazer uma alternativa de instrução muito mais ágil e clara para o cliente, já que consegue atrair mais atenção e tirar mais dúvidas do que um manual impresso.
4. Vídeo Webinar
Assim como o modelo de vídeo tutorial, as webinars também são um formato ideal para estabelecer um relacionamento mais próximo com sua base de clientes e potenciais consumidores, por meio da apresentação de informações e esclarecimento de dúvidas.
Este formato se assemelha a uma palestra, com o diferencial de ser transmitida pela internet, por isso é fundamental que seja apresentado por um profissional com domínio no assunto. Este modelo contribui para que o negócio obtenha credibilidade e autoridade para atuação no setor, além de otimizar o engajamento e alcance do público.
5. Vídeos para recrutamento
A cada dia que passa, atrair novos talentos para contratação exige uma forte estratégia de recrutamento e divulgação dos benefícios da empresa. Neste processo, apresentar um vídeo ilustrado pelos atuais colaboradores é uma das ações mais assertivas para destacar a cultura e valores do negócio.
Com este material, além de aumentar o número de potenciais interessados em fazer parte da empresa como colaborador e disseminar as informações e benefícios, o time de RH conta também com melhoria no processo de retenção de talentos, com um time que se sente mais próximo e engajado.
Por onde começar?
Ter um planejamento que ajuda a direcionar suas ações é fundamental na construção da estratégia de vídeos, de acordo com os objetivos do seu negócio. Assim como o planejamento de marketing, os vídeos corporativos devem ser construídos com base nos pontos relevantes para o segmento e baseados nos principais direcionamentos da marca.
Fato é que usar os vídeos se destaca como uma estratégia positiva e rentável para atrair e fidelizar clientes, esclarecer dúvidas, construir autoridade de marca e, consequentemente, contar com uma operação rentável e escalável.
Quer iniciar a produção de vídeos corporativos? Mande uma mensagem e vamos expandir. 🤘🏻
Comments